Quando comecei a trabalhar a atenção plena, comecei a ter total consciência dos meus pensamentos e ações. Pude começar a analisar meus pensamentos, as emoções negativas e positivas que eles geravam e as ações que derivavam desses sentimentos. Mesmo sabendo que a atenção plena ensina você a ser expectador dos seus pensamentos, é muito difícil realmente não sentir os efeitos do que estamos pensando.

Se estamos felizes e temos muitos pensamentos positivos, teremos um bom dia. Se estamos um pouco pra baixo, os pensamentos começam a ser mais duros e negativos, nos deixando cada vez mais para baixo.  Mindfulness nesse momento é bastante útil porque você consegue isolar o pensamento e saber que é só isso: um pensamento. Mas como ainda sou iniciante nessa prática, ainda tenho dificuldade em lidar com o que chega de negativo. Fico ainda mais ansiosa porque ao isolar o pensamento, me julgo por tê-lo pensado e entro em uma espiral longa de pensamentos negativos. É muito comum nos sentirmos assim e mais comum ainda nos rendermos a esses pensamentos e começar a acreditar neles como sendo a verdade.

Quando a mente nos bombardeia de coisas negativas e perguntas que nos fazem duvidar de nós mesmas ou fazem com que sintamos raiva, medo ou tristeza de alguma coisa que estamos passando naquele momento, é preciso ter a coragem de superar essas emoções. Por mais desagradáveis que sejam esses sentimentos, eles nos servem como informações valiosas sobre nós mesmas, sobre nossa situação atual e a necessidade de entrar em ação. Sem essas emoções negativas estaríamos totalmente indefesas nesse mundo.

5 passos para superar suas emoções negativas

Por isso, mesmo desejando ser sempre positiva, é mais saudável reconhecer as emoções negativas, estar atentas ao seu significado e gratas pelo serviço que estão nos prestando.

Emoções e pensamentos negativos têm um imenso potencial de transmutação positiva.

1. Não lute contra as emoções negativas

A verdade é que tudo o que você luta contra sempre torna-se mais forte. Imagine que seus sentimentos e pensamentos mais negativos são pequenos monstros que querem sua atenção a todo custo, você sabe que mandá-los calar a boca só vai enfurecê-los ainda mais. Mesmo se você conseguir silenciar esses monstros, só por hoje, da próxima vez eles estarão mais fortes e inclusive podem voltar com muito mais força.

2. Ouça a mensagem

Por que você está com raiva, medo, preocupação? Talvez seja uma situação ou uma pessoa em sua vida que está prejudicando você. Neste caso, é importante ter gratidão de que a sua mente soe os alarmes para te lembrar de se proteger contra isso. Muitas vezes as emoções negativas são simplesmente uma chamada à ação. Aproveite esses impulsos para criar uma onda de abundância e melhoria para si mesma de uma maneira responsável.

3.Tente encontrar a origem da emoção negativa

Às vezes uma situação atual lembra seu subconsciente de um conflito passado, e você entra em modo de defesa mesmo estando em um ambiente e situação seguros. Pergunte-se a si mesma se suas emoções correspondem à situação que está se apresentando, ou se elas são na verdade o resultado de suposições, preconceitos e lembranças ruins de seu passado. Se sim, não se julgue. Deixe sua mente à vontade e agradeça por ela ser tão vigilante. Permita-se relaxar e reavalie a situação.

4. Identifique se as emoções são externas à você

Às vezes, inconscientemente, absorvemos dos outros sentimentos e pensamentos. Isso acontece muito com familiares, amigos e pessoas próximas à nós, onde os padrões comportamentais, as ideias e crenças são perpetuados através da repetição e da imitação. Se não fosse assim, os seres humanos não poderiam formar e nem viver em sociedade, mas também esse mecanismo pode nos prejudicar algumas vezes.

Tente entender se o seu desagrado em relação a alguém é resultado de uma conversa negativa que você ouviu, ao invés de suas próprias interações com essa pessoa. Examine se os seus medos vêm de sua própria experiência, ou de experiências negativas de outra pessoa. Para se libertar dessas emoções que não são suas, forme sua própria opinião sobre o assunto justamente focando no sentimento que gera em você.

5. Pare de se Justificar!

É importante não “congelar” suas emoções se justificando eternamente. Se justificar para si mesmo é a forma mais comum de ignorar o que precisamos fazer depois que conseguimos metabolizar e entender os sentimentos e pensamentos negativos. Ser honesta consigo mesma é muito assustador,  e mais assustador ainda é conseguir mudar os hábitos emocionais que temos enraizados e talvez escondidos em nós por muito tempo. Mesmo assim, ambos são necessários para nosso aprendizado e cura.

Com a ajuda dessas 5 estratégias, você vai gradualmente se conhecer melhor e com certeza se amar mais. Nossas emoções são nossas fiéis escudeiras.

É quando nós as julgamos e as suprimimos, que elas irão nos atormentar até que a mensagem que carregam seja claramente transmitida.

O melhor que podemos fazer é ouvir imediatamente.

Pin It on Pinterest